top of page

Welcome
to Our Site

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

Buscar
  • nebiocienciasusp

NEB de "cara" nova!

Atualizado: 4 de dez. de 2019

Salve, Salve, povo interessado em fazer, pensar e debater ciência!


Agora é "nóis" de cara nova.


Demos uma repaginada no nosso website e ficamos mais... hum... hightech e moderninhos. E sabe por quê? Porque para nós é importante que esse momento de discutir ciência seja único, seja marcante, seja bonito. Parece um monte de palavra, mas pra nós elas ("único", "marcante" e "bonito") são bem distintas e completam o que pensamos que deve ser a ciência. Veja!


O momento de discussão sobre ciência deve ser ÚNICO, ou seja, um evento que não é como qualquer outro, passageiro, comum, corriqueiro. Não! Deve ser importante, por que o assunto é sério e grave. Desse debate, de algum modo, depende toda a nossa Comunidade. A ciência já fez maravilhas; mas já causou e pode causar ainda muitos estragos - não é difícil pensar em Hiroshima/Nagasaki em 1945. "Ah, mas não foi por causa da ciência", poderiam dizer e estariam certos. Mas a ciência nada mais é que um conjunto de conhecimentos e técnicas; mas se cai em mãos inescrupulosas e se serve a interesses que não os da Comunidade, as consequências podem ser fatais. A ciência não é neutra - e nem pode e nem deve - por isso precisa ser debatida por todos os membros da Comunidade universitária, nacional ou global.


Esse momento também tem que ser MARCANTE, ou seja, deixar marca dentro de nós, como aqueles stickers coloridos que colocamos nas páginas dos livros para indicar que ali há algo importante de lembrar. E assim deve ser. Mais que acúmulo de informações curiosas, esse site e os sites de divulgação do conhecimento científico deve estar voltado para a formação de cada uma e de cada um que esteja interessado na vida da sua comunidade. É, então, uma questão crítica para nos mantermos livres do obscurantismo e da dominação. Tantos grupos têm surgido pregando contra vacinas, contra a forma geoidal da Terra (os terraplanistas), negando as mudanças climáticas de origem antrópica (causadas pelos homens)... servem a algum interesse comum? ou que beneficiam uns poucos? Deve ser um momento que nos forme também como cidadãos críticos e ativos em nossas comunidades.


Por fim, um momento também BONITO. A estética e a ciência não andam separadas. Pelo contrário! Quanta beleza não existe num bater de asas de uma borboleta, no desenvolvimento de um bebê (começar a andar, falar, escrever - isso tudo depois de haver sido uma única célula!), nas diversas texturas, cores e cheiros das flores, no funcionamento de uma célula que tem a vida acontecendo ali dentro, mesmo que invisível aos nossos olhos?! E a contemplação da beleza nos leva a desejar o conhecimento daquilo que nos toca; e o conhecimento - já diziam os antigos - é o que nos leva a amar o que conhecemos. E nada mais profundamente humano que amar, conhecer, contemplar e, por isso, defender e preservar a vida! No final das contas, Dostoiewski estava certo: "a beleza salvará o mundo"!


Fique conosco. Acompanhe-nos, seja assinando gratuitamente nosso feed de notícias, recebendo em sua caixa de e-mail nossas atualizações, seja se juntando a nós como pesquisador/estudante. Estamos ansiosos por compartilhar tudo que somos e sabemos com você, que tem muito a contribuir conosco também!


Grande abraço, da galera do NEB.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NEBNEW.png
NEB Tipo.png
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES
USP
bottom of page