Na semana dos dias 14 a 17 desse mês aconteceu, em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, a 48a. reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). E o NEB não poderia faltar. E marcamos presença, também apresentando nossos trabalhos na seção de pôsteres. A Daniela apresentou resultados de sua pesquisa de mestrado, intitulada: "efeitos metabólicos do treinamento de exercício aeróbico em camundongos fêmeas deficientes em leptina" e o Rafael expôs seu projeto para o mestrado, com o título: "Avaliação do efeito protetor de betatrofina e adiponectina sobre a massa e função de células beta tratadas com hormônios sexuais e ácidos graxos".
Segundo os organizadores do evento (veja aqui o site), "o Congresso pretende fornecer uma visão ampla das fronteiras de pesquisa e desenvolvimentos recentes em Bioquímica e Biologia Molecular e suas aplicações". A carta de boas-vindas aos congressistas (brasileiros e estrangeiros - devendo-se dar destaque à grande quantidades de jovens cientistas vindos de vários países da América do Sul), segue afirmando que "o Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) é atualmente um dos mais tradicionais eventos da comunidade científica brasileira. Por mais de quatro décadas, esses encontros serviram de cenário e fórum para debates sobre o avanço do conhecimento fundamental dos fenômenos bioquímicos e sua integração com outros segmentos das ciências biológicas, físico-químicas e da saúde, em benefício da sociedade".
Um momento marcante do encontro foi o dia 15 de maio, data em que foram convocadas manifestações nacionais contra os cortes de verbas para as universidades federais, atingindo em cheio o desenvolvimento de pesquisas no país. Em apoio a colegas que estavam nas ruas do país lutando pela educação e pela pesquisa, os participantes do congresso se reuniram para uma grande foto em defesa da ciência brasileira.
Comments