top of page

Welcome
to Our Site

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

Buscar
  • nebiocienciasusp

Isolados, mas nem tanto.

Na manhã desta terça-feira (28/4) o Núcleo de Estudos em Biociências organizou uma oficina online chamada “Preparando uma revisão: estratégias, busca bibliográfica e outras bases de dados”. A oficina foi ministrada pela Drª Celine Pompéia, doutora em Fisiologia humana pela Universidade de São Paulo, e contou com a presença dos integrantes do NEB e outros convidados. Na oficina, a Dra Celine tratou de como esquematizar uma revisão, onde buscar referências (bases de dados), como realizar uma busca mais ´´limpa`` (busca booleana).

Se nunca ouviu falar em “busca booleana”, com certeza já utilizou esse método. Nada mais é que utilizar, no processo de busca, os operadores lógicos de Boole. Não ajudou? Georges Boole (1815 – 1864) foi um matemático inglês, criador da lógica e da álgebra booleana, cujos desenvolvimentos posteriores foram importantíssimos para o surgimento da computação. Esse tipo de busca, nada mais é que agrupar os termos (as palavras) com operadores como “AND” (E), “OR” (OU), “IN” (EM) etc., dando maior refinamento e precisão à sua busca.


Além disso, na oficina trabalhamos como organizar a busca em si, quais os critérios devem ser estabelecidos (índice de impacto da revista, índice H do pesquisador etc.).

A reunião foi extremamente agradável e proveitosa para todos que participaram, agregando muitos aprendizados que poderão (e serão) utilizados por cada um dos participantes, desde a escrita um projeto de IC a uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado, mostrando assim a relevância deste tema.


Texto: Leonardo Cauduro

Prints: Daniela Boschetti e Rafael Teixeira







18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NEBNEW.png
NEB Tipo.png
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES
USP
bottom of page