top of page

Welcome
to Our Site

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

Buscar
  • nebiocienciasusp

Qualificação em dias de 'home office'

Atualizado: 26 de mar. de 2020

Dia de qualificação! Esse é daqueles momentos-chave na vida de um pós-graduando em que uma banca de três, quatro professores vão se reunir e dizer: "Ótimo, continue!" ou "olha, esse trabalho não está ruim, mas não convence muito como está; tenta fazer desse outro jeito que..." ou então chutam o balde logo e pedem pra voltar a dar uma olhada nesse ou naquele detalhe, caso contrário...

Bem, voltemos a hoje. Dia da qualificação. Que dia! Aliás, que noite!!! Aquela corridinha de leve pro último ensaio, os últimos preparativos e pra dar uma segurada na ansiedade natural, uma espiada em "Brooklin 99" com o amigo e bolinhos de chuva (por que não?) - aliás, qualquer noite de um pós-graduando pré-qualificação fica mais tranquila quando o aplicativo notifica, você olha e (treme por ver que) tem mensagem da orientadora. Mas logo tudo se tranquiliza: "boa noite, Rafa. Durma bem, querido!". Fofura pura! ou é exagero meu?

Enfim. Chegou o dia e o despertador chamou! A rotina normal de todo dia: Tomar banho, se barbear, mudar a roupa, fazer e tomar café, escovar os dentes, pegar a bike (é como vou até o metrô) sair. Mas dessa veja a bike andou pouco. Muuuuuito pouco. Foi do quarto para a cozinha. É isso. Em tempos de pandemia de 'covid-19', fazemos o que podemos. Não, não fui para a Universidade, em alguma salinha escondida, para o exame de qualificação. Ele foi feito do meu quarto, da minha mesa. E cada pessoa da banca fez o mesmo. Que experiência inusitada! Por causa da pandemia, todo o Campus da USP da capital está fechado desde o dia 23 de março e a Pró-reitoria de Pós-Graduação, então, permitiu que, feitas as burocracias, as qualificações fossem 100% online. E assim aconteceu. Nem preciso dizer que estava à Cid Moreira, né...

A banca examinadora foi composta pelo Prof. Miguel Garay (EACH/USP), Profa. Fernanda Ortis (ICB/USP) e pelo Prof. Eduardo Rebelato (Inst. Biofísica/Unifesp). Assistindo, bem, assistindo tinha é gente: amigos de laboratório, de NEB, familiares e amigos de fora da universidade.

Depois de apresentar por quase uma hora (dentro do tempo regulamentar) o meu trabalho, entitulado "Avaliação do efeito protetor de adipocinas sobre a proliferação e função de células secretoras de insulina INS-1E frente ao tratamento com hormônios e ácido palmítico", seguiram-se a arguição e discussão pela banca e, depois disso, o tão esperado veredicto.

O momento da arguição/discussão tá ali pra o/a professor/a sentir um pouco o domínio do candidato sobre o assunto, sua capacidade de argumentar sobre suas escolhas, resultados etc. Mas também para oferecer sugestões ou caminhos, talvez não pensados até ali pelo orientador e pelo candidato, para continuar seu trabalho. Isso é um pouco do como se faz ciência: uma construção comunitária!

Bem, tenho que dizer que estou qualificado, né. Sim, fui aprovado. E agora tem é trabalho e chão pela frente, com mais um ano para a conclusão do mestrado. Vamos em frente!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NEBNEW.png
NEB Tipo.png
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES
USP
bottom of page