top of page

Welcome
to Our Site

Welcome visitors to your site with a short, engaging introduction. Double click to edit and add your own text.

Buscar
  • nebiocienciasusp

Tem "chão nos meus olhos..." - uma qualificação festejada e querida!

site do NEB colocou seu bloco na rua no dia 24 de maio desse ano, com a proposta de divulgar para a comunidade (científica e não científica) seus trabalhos e levantar a discussão - sempre tão necessária e, nesses tempos, urgente e estratégica - sobre ciência, sobre a atividade do cientista e seu papel social e questões de interesse de todas e todos, acadêmicos ou não.

E não é menos significativo que logo a primeira notícia que publicamos aqui seja a qualificação do Projeto de Mestrado da Daniela Boschetti, nossa Dani. Como está informado na página da Faculdade de Educação da USP, a Qualificação do Mestrado é o momento (geralmente no meio do curso, ou seja, após passado um ano de iniciado) para uma banca de professores "avaliarem a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa, a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico e para evidenciar os primeiros resultados da pesquisa". Em uma palavra, verificar se tudo tá correndo bem - ou ao menos como planejado.

Sempre com um sorriso simpático no rosto, esbanjando simpatia, a Dani hoje estava séria, circunspecta, meio tensa (mas disfarçou bem). Em seu Lattes (o currículo que descreve as atividades acadêmicas ou não do/a pesquisador/a), nossa mestranda se descreve assim:

Graduada (licenciatura plena) em Educação Física pela UniFMU (2001). Especialista em Treinamento Desportivo pela UniFMU (2005). Possui experiência nas áreas de coordenação técnica e administrativa de academia e clube (treinamento de professores e estagiários, organização de eventos esportivos, rotinas administrativas de departamento pessoal e trabalho em equipe), treinamento individualizado (treinamento funcional, avaliação física, treinamento de força, flexibilidade) . Dentre os cursos realizados estão: Avaliação Física, Biomecânica aplicada ao Esporte, Cardiologia do Exercício e do Esporte, Ginástica Corretiva Personalizada, Pilates Studio, Preparação Física, Gestão de Pessoas. Mestranda pelo programa PRONUT da Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Universidade de São Paulo e integrante do Núcleo de Estudos de Biomedicina (NEB) na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)/ USP.

A qualificação ("quali" pros íntimos) começou às 15:00 horas e ocorreu em um dos auditórios da EACH - que para a surpresa da banca, tinha um público considerável, perto de 20 pessoas (quando normalmente não são exatamente um evento que se possa chamar de badalado...).

O momento foi dividido em duas partes: primeiro a Dani apresentou seu projeto: "Treinamento físico aeróbico e prevenção do Diabetes Melitus tipo 2: comunicação entre tecido adiposo branco e célula pancreática". O trabalho é uma tentativa de avaliar em camundongos fêmeas obesas o efeito desse tipo de treinamento, a partir de certos parâmetros como respostas hormonais, metabólicas e funcionais do animal. Apresentado o projeto e os primeiros resultados obtidos, a pesquisadora sinalizou que o treinamento físico, embora não tenha mostrado significativa capacidade de prevenir ganho de peso corporal de camundongos fêmeas obesas, reduziu, entretanto, o consumo de ração naquelas que foram submetidas ao treinamento.

O segundo momento foi a avaliação do trabalho escrito (previamente entregue) pela banca de professores convidados e a arguição sobre procedimentos e os resultados preliminares. A banca foi composta pela Professora Doutora Sandra Maria Lima Ribeiro, da EACH, e orientadora do programa de pós-graduação em Nutrição Humana Aplicada (PRONUT), programa do qual a Dani faz parte, a Professora Doutora Michelle Sartori, que trabalhou com um tema muito próximo ao da Dani, e o Professor Doutor Eduardo Rebelato Lopes de Oliveira, da UNIFESP. Embora não tenha participado da banca (uma norma do PRONUT), também estava presente sua orientadora a Professora Doutora Anna Karenina Azevedo Martins (Karê). Apareceu ainda, pra dar aquela conferida na aparesentação, a Professora Livre-Docente Fabiana de Sant´Anna Evangelista, co-orientadora da Dani.

Como pede o protocolo, após as arguições da banca, foi pedido que todos se retirassem do auditório afim de que os professores pudessem, mais livremente, discutir sobre o trabalho apresentado, sua viabilidade e a aprovação ou não (nesse caso, a candidata deveria se submeter a outro exame, em data oportuna).

Que alívio não foi ouvir a aprovação!

Por sua história e trajetjória acadêmica, lembrada pela Karê no final da arguição da banca, fez todo o sentido o slide final da apresentação da Dani, que citou uma linda frase-poesia de Cora Coralina:

Desistir... eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração, do que medo na minha cabeça".

Força, Dani! O NEB é uma família e "tamos" fechadinh@s com você!

Parabéns!!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
NEBNEW.png
NEB Tipo.png
ESCOLA DE ARTES CIÊNCIAS E HUMANIDADES
USP
bottom of page